domingo, 5 de maio de 2013

Receita de mãe: Quem tem medo de...

Minha receita de mãe de hoje é rapidinha, porém não menos importante que aquelas dos posts onde eu escrevo mais. Neste domingo que antecede o Dia das Mães, venho dar uma dica de leitura para pais e filhos.

Nesta fase em que a minha filha está (com 3, quase 4 anos), começam a surgir medos e temores – com ou sem muita explicação. A minha pequena, por exemplo, enfrenta o receio de se aproximar de cachorros e, quando estamos numa situação favorável, se enche de coragem, e vai lá fazer um carinho no bichinho. Mas não invente de querer tirá-la de casa em dias nublados porque o medo da chuva quase a paralisa.

Cada família lida com isso como pode e, aqui em casa, a gente tenta resolver as coisas na base da conversa. A escola também ajuda muito e, quando necessário, ouvir um psicólogo também pode ajudar. E muito. Outro recurso bacana é o livro infantil. Historinhas para crianças estão sempre carregadas de mensagens sobre temas que podem nos dar a maior força na hora de tratar de alguns assuntos.

Recentemente, passando rapidinho por uma livraria, compramos o livro ‘Quem tem medo de quê’ para a nossa pequena, mas nem suspeitávamos que, entre os muitos medos mostrados no livro, o primeiro deles era justamente o medo da chuva, dos trovões... Enfim, caiu como uma luva! De autoria da mestra Ruth Rocha (uma das autoras de literatura infantil mais premiadas – e festejadas – do Brasil), o livro é cheio de exemplos de medos comuns, ilustrados de uma forma bem bonita e lúdica.

O título faz parte de uma série que traz outras opções bacanas, como ‘Quem tem medo de dizer não?’ e ‘Quem tem medo de cachorro?’. Há quem diga que livro é caro (alguns são mesmo), mas este que nós compramos, por exemplo, custou menos de R$ 40. Pense direitinho: é uma lição que fica para a vida toda e custa bem menos do que você gasta num lanche fora de casa. Invista!

Bom domingo e até o Dia das Mães!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ocorreu um erro neste gadget