domingo, 20 de janeiro de 2013

Receita de mãe: o verão e seus percalços

O Verão é uma delícia, mas também tem lá seus percalços. O caso a seguir aconteceu comigo, ontem, numa praia do litoral alagoano, onde eu passo férias com meu marido, minha filha e alguns amigos: fui queimada por uma água-viva. Ainda bem que foi comigo porque, se tivesse acontecido com uma das crianças, acredito que o nosso passeio teria acabado.
E, sinceramente, eu digo a vocês que estava esquecida de como arde esse negócio de queimadura de água-viva, aquele bichinho que, pra mim, lembra uma sereia. Não necessariamente pela forma, mas pelo seu – digamos – modus perandi. A danada encanta pela beleza, com aquele formato fluido, quase transparente, de nuances em cores cintilantes e, em seguida, ‘parte para o ataque’ que, na verdade, é um mecanismo de defesa. A água-viva (que, na infância, eu sempre chamei de caravela) não sabe o que faz, coitada, mas faz um estrago danado.

No meu caso, comecei a perceber os efeitos do ‘ataque’ alguns minutos após ter sentido algo estranho se encostando no meu braço, dentro da água. Foi só sair do mar para começar a sentir o ardor, a pele foi ficando vermelha e meio enrugada, formando um certo relevo no local. Logo em seguida, tive a sorte de encontrar um garçom que passava com uma embalagem de vinagre branco na bandeja e não tive dúvida: pinguei algumas gotas na região da queimadura e senti um alívio instantâneo.
Eu nunca soube que vinagre resolvia esse problema. O que eu sempre soube é que o xixi (isso mesmo: urina humana) ajudava a aliviar o ardor. Mas, graças a uma reportagem que eu assisti recentemente na TV, tudo mudou e eu descobri o milagroso poder do vinagre!
Tudo isso para dizer que ninguém está livre desse tipo de queimadura, mas algumas providências podem ajudar os pais e mães neste Verão, principalmente os prevenidos. Se você está pensando em aproveitar o restante das férias na praia, converse com o pediatra do seu filho antes de fazer as malas e lembre-se de reforçar a nécessaire de medicamentos com os produtos que ele indicar.
No mais, é sol, banho de mar, sombra, água fresca e muito protetor solar. Bom domingo!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ocorreu um erro neste gadget