sábado, 8 de dezembro de 2012

Receita de Beleza: As Siglas Do Filtro Solar


O verão chegou !!! É hora de abandonar aquele tom de pele tipo fluorescente de escritório por uma dourada de Porto de Galinhas (bela troca, diga-se de passagem). Mas para isso ficar bonito e, o mais importante, saudável, o velho e bom protetor solar tem que estar sempre aplicado. Entender o rótulo do produto e observar seu fototipo (tom) de pele tornam a escolha e o uso sejam mais eficazes, por isso resolvi fazer um post para ajudar a compreender melhor essas siglas.


De cara, ao pegamos uma embalagem de filtro solar encontramos os famosos UVA e UVB (Ultravioleta A e Ultravioleta B respectivamente) que são raios emitidos pelo Sol e que podem causar diversos danos a pele, no entanto são tipos de raios que diferem em alguns aspectos:
UVB: maior incidência entre as 10 e as 16hrs, penetra superficialmente na epiderme, pode causar vermelhidão e ardência. UVA: incidência durante todo dia ao longo do ano, penetra profundamente até a derme, pode causar envelhecimento, manchas e câncer de pele.

Em seguida vem o FPS (fator de proteção solar) que é um número dado de acordo com um calculo realizado em laboratório que mede a eficiência do produto, quanto mais alto, maior a proteção, a regra é bem simples. É importante salientar que, mesmo as pessoas de pele mais morena, devem escolher no mínimo um FPS 15, ou seja, 15 vezes mais proteção. 




Entendido as siglas vamos ao uso, o filtro solar deve ser aplicado em toda extensão do corpo (não esqueça passar nas orelhas e nos pés) e durante todo o ano, a reaplicação é um detalhe bastante relevante, os dermatologistas indicam que seja refeita a cada 2horas, mas você deve levar em conta o tipo de pele, a atividade que está sendo realizada e o FPS escolhido.

Bom, escolhido o filtro mais adequado e bem aplicado é hora de se jogar no verão, aproveitar essa época linda e, como diz Pedro Bial, usem protetor solar !!!

Beijos e até a próxima dica.

Fotos: reprodução

Entregando uma amiga: Maria Augusta, amiga minha pessoal e colaboradora do blog, esse post é dedicado a você. Nunca vou esquecer aquele verão em que você protegeu quase todo o corpo, pois esqueceu os pés, e o resultado disso foram pés despelando na volta as aulas, certeza que hoje em dia é a primeira parte a ser cuidada!! Um beijo enorme pra você minha amiga, saudades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ocorreu um erro neste gadget