domingo, 11 de novembro de 2012

Receita de mãe: um picolé diferente!


As melhores lembranças da minha infância têm cheiro, cor e gosto de comida. Eu sou assim, como boa taurina, comilona desde pequena. E minhas avós (sempre elas!) me ajudaram a apurar ainda mais meu paladar. Uma delas, inclusive, me matriculou em vários cursinhos de culinária infantil, sem falar nos cursos para adultos, em que eu a acompanhava. Era uma farra. 

Além da diversão de botar a mão na massa, esses cursinhos reforçaram a minha paixão por comida, a relação de companheirismo incondicional com a minha avó e, a minha autoconfiança. Foi lá que eu comecei a entender que lugar de criança é, sim, na cozinha, desde que haja supervisão de um adulto sempre por perto.

CanStock

Então, para celebrar minhas memórias de criança, compartilho hoje com vocês umas das receitinhas que eu aprendi naqueles tempos. É uma das que eu mais gosto e faço até hoje: sorvete de goiaba. Mas não se trata de um sorvete comum...

Vamos aos ingredientes:

- 1 embalagem pequena de goiabada

- 1 lata de creme de leite

- 1 lata de leite condensado

- 1 lata (ou garrafa de vidro KS, daquelas para consumo individual) do refrigerante da sua preferência. A receita original é com Coca-Cola, mas você pode variar. Eu já testei com Guaraná, Sprite e Fanta (ou similares) e também fica legal. Para mim, o mais gostoso mesmo é com Coca ou Fanta. Tem gente que faz até com Fanta Uva!

- 1 embalagem de gelatina de goiaba ou sem sabor. *Esse ingrediente não está na receita original, mas pode ser acrescentado, caso você queira dar uma consistência ainda mais macia à sua sobremesa. Nesse caso, vai ficar parecendo uma mousse. Lembrando que, se você optar pela gelatina de goiaba, a receita vai ficar ainda mais doce. Eu prefiro fazer com a gelatina sem sabor.

Lembrete
: Não custa lembrar que crianças saudáveis não precisam (e nem devem!) consumir produtos diet, light ou zero. Mas, se você for servir esse sorvete para adultos e quiser pegar mais leve nas calorias, pode optar por trocar os ingredientes por versões light e zero do creme de leite, do leite condensado do refrigerante e da gelatina.

Modo de fazer:
Não pode haver nada mais simples: bata todos os ingredientes no liquidificador, até obter um creme homogêneo de tom meio rosado (dependendo do refrigerante que você escolher, ele fica mais ou menos escuro).


bettycrocker.com

Depois, é só colocar em tigelas, forminhas para fazer gelo ou aquelas de fazer picolé e colocar no freezer ou congelador e esperar algumas horas, até endurecer. Depois, o resultado é uma sobremesa super cremosa e muito gostosa. Perfeita para os nossos dias ensolarados!
 
Espero que você tenha curtido minha ‘Receita de Mãe’ de hoje. Além dela, tem muito mais. Está tudo nas minhas apostilas dos cursos de culinária infantil (tenho todas guardadas até hoje!): hambúrguer caseiro, gelatina colorida, biscoitinhos de forno... Mas isso fica para outros posts.

Um abraço e bom domingo a todos. Até semana que vem!

A essa altura, acho que todo mundo já me conhece, mas, aos desavisados, eu me apresento: me chamo Júlia, sou jornalista e mãe de uma menina. Apesar de não praticar muito, adoro cozinhar (sobretudo se a receita for fácil - Hehehehe). Recentemente, tenho feito algumas coisas na cozinha, sempre com a ajuda da minha pequena.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ocorreu um erro neste gadget