domingo, 28 de outubro de 2012

Receita de Mãe: crianças na cozinha!


Cozinhar com as crianças pode ser a maior diversão. E digo mais: desde muito cedo, elas podem começar a ser suas ‘ajudantes de cozinha’. E isso vale até para que não tem muita experiência no assunto. Mesmo para mães e pais que não são exatamente íntimos das artes culinárias, ‘botar a mão na massa’ junto com os filhos pode ser muito gostoso.
Imagem: magazineluiza.com

Só é preciso ter alguns ingredientes à mão: amor, paciência e tempo suficiente para não fazer nada às pressas. Afinal, o que vocês querem mesmo é se divertir. E ninguém se diverte com pressa, né? Ah, tem mais uma coisa: não se preocupe com a sujeira. Lembre-se do que diz aquele comercial de sabão em pó: se sujar faz bem. Depois vai todo mundo pra baixo do chuveiro e tá tudo certo.

Minha filha estuda numa escola encantadora, que entende que o aprendizado se dá de forma multidisciplinar, a partir de situações comuns ao dia a dia das crianças e de brincadeiras de faz de conta. Um dia desses, a turminha dela estava trabalhando no projeto “Diferentes lugares para morar”, dentro da chamada área Natureza e Sociedade, que explorava, entre outras coisas, os cômodos da casa.
Foi uma farra.

No dia do quarto, eles levaram lençol, travesseiro, pijamas e camisolinhas dentro da mochila. Fofo demais. Já no dia da cozinha, cada um ganhou um aventalzinho de ‘chef’ e, junto com a professora, eles prepararam uma receita, lancharam juntos e ainda trouxeram o resultado dessa ‘aventura’ para casa: um saquinho de salgadinho de queijo feito por eles mesmos. Estavam orgulhosos. Foi lindo de ver.
Mesmo sendo este um blog de doces, faço diferente e pego carona na receita que a professora enviou para casa, para estimular o envolvimento dos pais nesse processo de aprendizagem. Não tem mistério nenhum. Afinal, salgadinho de queijo é a mesma coisa, desde que o mundo é mundo!

Arte: Leonor Arrimar

INGREDIENTES:
- 1 xícara (chá) de queijo parmesão ralado (se você ralar o queijo na hora, o sabor fica ainda melhor).
- 2 xícaras (chá) de farinha de trigo.
- 200 gramas de manteiga ou margarina (eu, particularmente, acho que fica mais gostoso com manteiga).

MODO DE FAZER:
Antes de começar, lave bem as mãos junto com seu(s) filho(s). Todos prontos? Então, mãos à obra! Amasse bem todos os ingredientes, até que virem uma massa homogênea. Enrole a massa fazendo tiras compridas, na espessura de um dedo e, em seguida, corte em pedaços de aproximadamente 03 centímetros. Asse em forno pré-aquecido até dourar (cuidado para não queimar!). Rendimento aproximado: 50 salgadinhos.
Imagem: zefinhasnacozinha (Wordpress)

Aproveite que hoje é domingo e vá para a cozinha com o seu(sua) filho(a). A receita é só uma sugestão, mas vocês podem fazer tantas outras coisas: suco, vitamina, brigadeiro de colher, gelatina...
Este é um momento prazeroso e de grandes descobertas.

Mesmo sem perceber, você estará estimulando a autonomia do seu filho e ajudando-o a aprender importantes noções de higiene, alimentação saudável, coordenação motora e até de matemática (cheio/vazio, muito/pouco, grande/pequeno), além de reforçar o entendimento sobre o que é quente e o que é frio. Mas você nem precisa pensar em nada disso. Basta se lembrar que, para o seu pequeno, não existe nada mais reconfortante do que estar do seu lado. Aproveite.

*Meu nome é Júlia, tenho mais de 30 anos e sou jornalista. Tenho uma filha que, ao mesmo tempo, é anjo e ‘maloqueira’ das boas, e sou casada com um super-pai. A cada semana, me esforço para me apresentar de uma forma diferente e espero que vocês estejam curtindo este espaço. Aguardo comentários.

Um abraço e bom domingo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ocorreu um erro neste gadget