sexta-feira, 29 de junho de 2012

receita de sexta: os 70 anos de Gil.



Na terça-feira, 26/07, foi aniversário de 70 anos de Gilberto Gil e , sendo bem lugar comum, quem ganhou o presente foram os fãs. Esse "monstro" da música brasileira e mundial fez uma première do seu mais novo show "Concerto de cordas e máquinas de ritmo" direto no YouTube.

Quem pode assistir sentiu o gostinho de uma hora de apresentação que vai de releituras de seus clássicos até versões de Jimi Hendrix acompanhado da Orquestra Petrobrás Sinfônica. Mesmo que você não tenha visto vale a pena a visita ao canal do Gil no YouTube para assistir os vários depoimentos de artistas e também apresentações e depoimentos do próprio.

No início do mês de junho, Gil gravou um depoimento de mais de 6 horas para o Museu da Imagem e do Som onde fala de toda sua trajetória de vida pessoal, artística e política que vai de funcionário da Gessy Lever à Ministro da Cultura do Brasil, passando por faculdade de administração, festivais, ditadura, exilo, tropicália, doces bárbaros, bob marley e muito mais. Tudo isso com uma trilha sonora musical rica e de uma qualidade inquestionável.

Gilberto Gil é um ícone da cultura brasileira, um artista inquieto que sempre criou misturando o moderno com as raízes culturais de todos os povos, principalmente os de cultura negra. Nunca viveu do passado e sempre procurou compor coisas novas, gravar discos diferentes, shows com temáticas e estruturas que levassem a sua inquietação ao seu público cativo e sempre renovado.

Sou fã de Gilberto Gil. Todos deveríamos ser.

Um comentário:

Ocorreu um erro neste gadget