sexta-feira, 18 de maio de 2012

receita de sexta: só Deus sabe.


The Beach Boys é uma banca americana considerada uma das mais influentes da música pop mundial. Formada em 1961 pelos irmãos Brian Wilson, Carl e Dennis, o primo Mike Love e o amigo Alan Jardine.  Emplacaram dezenas de hits nos top 40 dos Estados Unidos, desbancando inclusive os Beatles.

Brian Wilson era o principal músico e compositor da banda. Com um talento inquestionável, durante uma turnê pela Austrália em 1965, Brian teve um ataque de pânico e pediu para não viajar mais. Queria se dedicar mais ao processo de composição de suas músicas. Ele conta que em novembro de 1965, após ouvir o Rubber Soul, dos Beatles, se sentiu obrigado a "competir" com os ingleses. Queria produzir o melhor álbum da história, combinando novos elementos aos instrumentos da música pop, criando um ambiente musical nunca antes experimentado. O resultado é um clássico, digno da genialidade e obsessão de Brian Wilson. Um disco com arranjos primorosos, melodias e harmonias incomuns e um conjunto de sons e texturas nunca ouvidas antes.

Paul McCartney e John Lennon, após ouvir Pet Sounds, ligaram para Brian Wilson admirados com aquela obra prima da música pop. Um álbum que influenciou os Beatles a criarem o clássico Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band. Precisa dizer mais alguma coisa?

No dia 16 de maio, o Pet Sounds completou 46 anos de seu lançamento e eu não poderia deixar passar em branco essa pequena homenagem ao talento musical de Brian Wilson e os Beach Boys. O vídeo é de 2008, live from Abbey Road. Só Deus sabe como alguém pode compor e arranjar uma canção como essa.

Um comentário:

  1. Essa música é linda demais.
    Só pode ser inspiração divina.

    ResponderExcluir

Ocorreu um erro neste gadget