sexta-feira, 16 de março de 2012

Receita de sexta: vai passar.


Recife é uma cidade engraçada. A quantidade de gente nas redes sociais protestando contra o preço do ingresso do show de Chico Buarque não foi brincadeira. O ingresso é um absurdo de caro. Ok, também acho. Mas será que o artista tem culpa no cartório?

O artista define uma estrutura de show, músicos, roadies, técnicos de som e luz, cenário e produção e tudo isso tem um custo. A produção do artista tem como objetivo fazer esse show rodar o país todo. Mas, no caso dessa turnê, não existe nenhuma lei de incentivo que ajude nisso. Os espetáculos em cada cidade são uma iniciativa privada de cada produção local, onde cada produtora corre atrás dos seus patrocínios para bancar o show na sua cidade. Simples assim.

O problema é que quem "se mete" numa empreitada dessa não está querendo fazer caridade pra ninguém. E no caso de Recife, a produtora Arte Produções, que também vai produzir os shows em Fortaleza, não é diferente. Os ingressos do show no Recife são os mais caros do Brasil dos que foram confirmados até agora. Tem justificativa pra isso? Não. Então, meus amigos, a revolta deveria se voltar para a produtora e não para o "pobre" artista.

Em uma discussão no facebook alguns levantaram que Chico Buarque, um artista que lida e "depende" do público, deveria impor um teto para seus ingressos da turnê. Ora, amigos, como já falei anteriormente, Chico não se mete nisso. Aliás, nem show ele gosta de fazer. Em entrevista à revista Caros Amigos:
Regina Echeverria - Você não gosta mesmo de fazer shows ou isso é uma lenda? 
Chico Buarque - Não gosto especialmente de fazer show. Entendeu, não gosto muito da idéia de, se tiver de fazer show significa alguns meses do ano já comprometidos. Vou ter que ensaiar muito, porque a cada vez que paro são anos de falta de prática, então vou ter de ensaiar muito para ficar seguro. Tenho de tomar coragem para começar. Depois que começa, vai mais ou menos sem maiores sofrimentos.
Não acredito que hoje a opinião dele tenha mudado. Então não adianta mirarmos e jogarmos pedra em direção ao seu peito. Só que a onda é protestar. Vamos lá compartilhar aquela foto mal editada com uma frase de protesto no nosso mural do facebook. Retuitar aquela frase de indignação dos revoltados que chamam Chico e seu público de "esquerda de elite". Francamente.

Não acredito mesmo que quem goste do trabalho dele faça isso. Conheço muito fã que não vai pro show mas nem por isso estão revoltados como vi muita gente por aí. Estão tristes sim. Mas essa tristeza vai passar.

Um comentário:

  1. Concordo plenamente. A revolta foi contra o alvo errado.
    Mas, vai passar ;-)

    ResponderExcluir

Ocorreu um erro neste gadget