quinta-feira, 1 de março de 2012

Receita de Petisco: Quiche de Queijo e Alho Poró

Depois que experimentei uma pizza de alho poró e presunto de parma em Salvador, fiquei viciada em alho poró. Gente que negocio gostoso!! haha

Quiche é algo que todo mundo conhece mas que normalmente não faz. Vamos mudar isso hoje! A minha dica para deixar ele ainda mais gostoso é adicionar o presunto de parma - cortado em quadrados - quando a mistura estiver pronto para ir para o forno.



Ingredientes:

Massa:
1 e 1/4 de xícara de farinha de trigo
1/3 de xícara de manteiga gelada cortada em cubos
1 ovo
1 colher de sopa de água
1/2 colher de chá de sal

Recheio:
1 talo de alho poró
300g de creme de leite (prefira sempre creme de leite fresco, mas também é possível fazer com o de lata)
300g de queijo mussarela ralado
3 ovos
sal e pimenta a gosto

Queijo parmesão ralado a gosto


Modo de preparo:

Misture a agua o sal e o ovo em um pote.
Com a farinha em um bowl, abra um buraco no meio com a ponta dos dedos acrescente a manteiga e misture um pouco.
Em seguida acrescente a mistura de ovo e mexa bem até que a massa fique homogênea.
Faça uma bola com a massa, envolva com plástico filme e coloque na geladeira por 20 minutos.
Depois disso, é só abrir a massa na assadeira e se sua assadeira não for anti aderente, unte com um pouco de manteiga e farinha.
Agora volte a massa para geladeira enquanto termina de fazer o recheio.
Para o recheio, lave vem o alho poró, corte a extremidade final onde ficam as raízes e corte-o ao meio.
Em seguida é só cortar em fatias finas.
Coloque a manteiga em uma frigideira já aquecida e assim que já estiver derretida coloque o alho poró.
Deixe em fogo baixo, fique mexendo sempre e com cuidado para não dourar, assim que estiver pronto desligue o fogo e deixe esfriar.
Coloque os ovos em um bowl e bata um pouco, acrescente o creme de leite, o queijo, o alho poró, o sal e pimenta a gosto e mexa bem.
Coloque o recheio na massa e leve para assar em um forno já pré aquecido em fogo médio por aproximadamente 30 minutos, ou até que esteja bem douradinha.


Algumas pessoas não sabem, mas eu estou no Canadá e vou ficar aqui até o final do ano. Por causa desse motivo - e das muitas atividades que sempre acho para fazer por aqui - indiquei minha amiga Kalynne para ficar no meu lugar. Ela é aquela amiga que junta todo mundo para as comemorações, e que sempre quer fazer algo diferente. Sair para comer com as amigas?? O melhor mesmo é cozinhar. E, realmente ela tem razão, é mais divertido, gostoso e barato. Vocês estarão em ótimas mãos.

Estou muito feliz por ter ficado com vocês por esse período e posso dizer que nunca li tanta receita e vi tanto video de petisco como nesse ano que passou. Posso até dizer que já tenho um livrinho de opções para quando for receber convidados. Tenho certeza que muitas receitas deliciosas ainda estão por vir e eu não vou perder nenhuma delas.

Bom apetite!!

Um comentário:

  1. Miks, foi muito bom ter você aqui no blog nos presenteando com os posts!! Continue fazendo o seu bom trabalho por aí! Sentiremos sua falta!! Beijao :)

    ResponderExcluir

Ocorreu um erro neste gadget