sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Receita de sexta. Onde estou?

Opa, pessoas! Essa semana vamos falar um pouco de internet e de uma mídia social bastante interessante: o foursquare. Sei que muita gente já ouviu falar mas não entende direito como funciona então resolvi escrever um pouquinho sobre ele.

Através de um perfil, você compartilha com todo mundo onde está e pode deixar dicas para outros usuários. Vamos dizer que é uma mistura de twitter com google maps. Você baixa o app gratuito e instala no seu celular (iPhone, Android, Blackberry), e, quando chega em algum lugar, avisa pro foursquare. Isso é o famoso check-in. Pelo aplicativo você pode ver quem também fez o mesmo e interagir com eles. Simples assim. Mas é bem mais do que isso.

Pra cada check-in em um local, você vai acumulando pontos que geram rankings de classificação: um entre você e sua rede de contatos; e outro que participam todos os usuários da sua cidade. Quanto mais você frequentar um lugar, melhor. E quem fizer mais check-ins se torna o major - ou prefeito - do local, podendo editar endereços, local no mapa, adicionar categorias e gerenciar informações do local no próprio site do foursquare. O ranking é reiniciado a cada semana, deixando o "jogo" mais divertido e competitivo.

Aí você pensa comigo: "mas que besteira inútil". Depende. Imagina você, dono de um estabelecimento, querendo fazer alguma coisa legal além de promoções e descontos diretos nos preços dos produtos/serviços, pode usar o foursquare pra criar uma brincadeira com seus clientes. Prêmios, bonificações, brindes. Algumas marcas já fizeram bons cases com o foursquare. É só colocar a cabeça pra funcionar e criar sua ação.

Querendo ampliar mais ainda sua atuação a rede criou esse videozinho pra ajudar a convencer clientes que ainda não acreditam nas redes sociais como força de mídia.



Depois do sucesso do foursquare, pra você ter uma ideia, twitter e facebook adicionaram a opção de geolocalização nas suas publicações. Confesso que sou meio avesso a essa coisa de dizer onde eu estou o tempo todo. Criei meu perfil, instalei o app no celular mas nunca dei check-in em canto nenhum. Mas acredito que como ferramenta de marketing que ele funciona muito bem.

Um comentário:

Ocorreu um erro neste gadget