sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Receita de sexta


Opa, pessoas! Muito bom "ganhar de presente" uma coluna semanal aqui no blog da Dessert. Vou começar me apresentando já que é o meu primeiro post. Sou Juliano Ribeiro, sócio-fundador da Pianolab, agência digital que me dedico desde 2008. Músico, tecladista de bandas que já não existem mais como Parafusa e Pulso100 e, atualmente, tocando com os Novos Bossais, banda que me dedico também, mas com moderação. Aos poucos vou contando histórias sobre essas passagens.

Minha ideia é dividir com vocês coisas sobre música, internet e tecnologia. Rafael já falava sobre tecnologia, com dicas, sites legais, ferramentas online, etc. Queria partir mais pro lado da música. Mas pra não deixar todo mundo carente, vamos conversar sobre os três assuntos de forma livre, sem muita restrição. Como internet e tecnologia é minha área de atuação e música é minha paixão, nada mais justo que juntar tudo num balaio de gato só.

Ao longo da semana vou reunindo assuntos e links interessantes pra escrever aqui e não vou me preocupar muito com o que é novo ou velho na web. Afinal de contas, qual o prazo para um assunto virar velho na internet?

Aposto que ninguém aguenta mais a tal da Luiza, que já voltou do Canadá. Até Lenine fez piada com a história. Mas, o que leva a Globo a fazer uma matéria com a menina para o Jornal Hoje de ontem? Estragar a piada? Tudo bem que os próprios âncoras do JH viraram hit depois da piada velha do mamão de Evaristo no primeiro dia do ano e rendeu um divertido tumblr de piadinhas velhas. A própria Sandra Annenberg com o seu "que deselegante" virou sucesso.

O que acontece na internet não deve ser levado tão a sério. Afinal de contas, muita gente não tem ideia de quem é Luiza. Todos os dias são criados novos memes da internet. Alguns viram hits universais, como a velha cena do filme "A Queda" onde Hitler, furioso, sempre tem alguma coisa pra falar, ou mesmo a banda mais bonita e sua oração, com direito a centenas de versões, e que foi parar até no fantástico. Tem fórmula? Não mesmo. A internet não tem receita. E é legal por ser assim. Qualquer pessoa pode criar conteúdo e ser o próprio veículo. Uma rede livre e independente. Mas isso pode acabar. Só que essa SOPA a gente deixa pra depois.

ps1: como vocês estão vendo o blog ta mudando o tempo todo e isso é tudo culpa minha. Mas jajá ele chega no formato ideal.

ps2: a coluna ainda não tem nome. o "receitas de sexta" foi só pra não deixar em branco :)

2 comentários:

Ocorreu um erro neste gadget