sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Receita de Tecnologia: Compartilhamento com BitTorrent

Desde o surgimento da internet, o compartilhamento de arquivos é uma de suas principais utilidades. Hoje, a maneira mais utilizada para baixar arquivos é através do protocolo BitTorrent. Esse protocolo é responsável, em conjunto com o serviço Netflix, por mais de 40% dos dados que trafegam atualmente na internet nos Estados Unidos.



Como Funciona

Torrents são pequenos arquivos de extensão ".torrent", que, quando abertos por software compatível, iniciam o download da música, filme, programa ou sistema operacional descrito nele. 

O que diferencia esse protocolo é que ele distruibui o compartilhamento de arquivos entre todos os usuários que já baixaram ou que ainda estão baixando o arquivo. Ele quebra e distribui os arquivos em vários pequenos pedaços, assim você não precisa nem ter finalizado o download de todo o arquivo para começar a compartilhar.

Como Utilizar

Para começar, é necessário baixar o um gerenciador de torrents. Existem vários, sendo o µTorrent o melhor gerenciador de torrents para Windows. Para Mac OS é recomendado o Transmisson e pra Linux o Vuze ou KTorrent.


Depois de instalá-lo, procure pelo que você quer em um dos principais sites gratuitos que indexam ".torrent", chamados de trackers

Durante sua pesquisa, é muito importante ordenar seus resultados por Seeders, que é a quantidade de computadores que estão compartilhando aquele arquivo.

Quanto mais Seeder, mais rápido vai ser seu download.

Encontrando o que você quer, se possível com vários Seeders, é só baixar o arquivo .torrent correspondente e abrir ele no gerenciador de torrents. O download do arquivo e o compartilhamento vai ser iniciado automaticamente.

Leia mais:
Wired - Entrevista com o criador do protocolo Bittorrent: Bram Cohen.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ocorreu um erro neste gadget