sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Receitas de Tecnologia: Esqueça suas senhas com o LastPass


Aqui vai uma dica de serviço que vai, ao mesmo tempo, aumentar sua segurança on-line e agilizar sua navegação. Com tantos serviços web fazendo parte da nossa vida digital, incluindo alguns que se relacionam com dados pessoais e confidenciais, precisamos, cada vez mais, utilizar senhas fortes. Esse esforço gera, normalmente, senhas de difícil memorização.

 Duvido você não se identificar com Bob!


Criar senhas fortes diferentes para cada site é inviável, por isso acabamos utilizando senhas fracas, e o pior, utilizando a mesma senha em vários sites. O LastPass entra aí, como um gerenciador de senhas. A ideia é que você possa acessar qualquer site que pedir login e senha tendo colocado apenas seu login e senha principal do LastPass, apenas uma vez ao abrir a janela do seu navegador.


A última senha que você vai decorar!


Como funciona? 


1- Salvando senhas no LastPass

Depois de baixar o plugin do LastPass para seu navegador favorito, entre com sua conta LastPass. A partir daí, enquanto estiver logado no LastPass, todo site que você digitar login e senha, o LastPass exibirá uma barra perguntando se você quer salvar essa senha.




2- Utilizando o LastPass para preencher dados de login

Depois de salvas, sempre que você estiver logado no LastPass, as senhas salvas aparecerão automaticamente quando você abrir as páginas requeridas de forma similar ao tradicional "salvar senhas" dos navegadores. A diferença é que agora, suas senhas só serão exibidas quando você logar no lastPass, o que torna o processo bem mais seguro. Além disso, as senhas salvas no LastPass não ficam apenas no navegador, ficam disponíveis também nos outros navegadores que você utilizar, basta, para isso, acessar o LastPass com o mesmo login e senha.

Existem outras boas funcionalidades agregadas, como o compartilhamento de senhas, arquivamento de notas seguras, preenchimento automático de formulários e etc... A lista completa das funcionalidades gratuitas do LastPass está disponível aqui.

Por que é seguro?


É natural hesitar em salvar suas senhas e outros dados sensíveis em um servidor de terceiro. A segurança no LastPass é garantida, já que todos os dados que forem enviados para o LastPass serão encriptados na sua máquina antes do envio. Além disso, sua senha principal nunca é enviada para o LastPass. A encriptação é bastante segura, no protocolo 256-bit AES. 







A única preocupação com a segurança que você deve ter, é de criar uma senha forte para o LastPass. Nesse site, a Microsoft descreve o que torna uma senha forte, recomendo a leitura.

Mais

O LastPass ficou em segundo lugar numa votação do LifeHacker que perguntava qual o melhor gerenciador de senhas, perdendo apenas para o KeePass, que ganha em segurança mas perde em funcionalidade. 

O LastPass é totalmente gratuito para utilização nos navegadores de computador. Eles cobram U$1 mensalmente para quem quiser também sincronizar das suas senhas em dispositivos móveis, como iPhones e Androids.

Baixe o lastPass para o navegador que você utiliza. Tem versões para o IE, Firefox, Chrome, Opera e Safari, teste e nos conte o que achou!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ocorreu um erro neste gadget