sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Receitas de Tecnologia: Aumente sua eficiência no Google

O Google é, hoje, a principal ferramenta quando se procura saber qualquer coisa. Por isso, conhecer novos recursos que podem tornar suas pesquisas mais eficientes é muito importante. Existem várias compilações de dicas para pesquisa no Google, cito aqui as dicas que considero mais simples e muito úteis.




1. Utilize aspas

Se você quer pesquisar por um termo exato, utilize aspas. "Blog da Dessert" só vai retornar páginas que contenham o termo desta forma. Sem as aspas, o resultado da busca é totalmente diferente, e nesse caso, não retorna a página do Blog da Dessert, como deveria. Essa antiga dica ainda é uma das mais úteis.

2. Remova termos indesejados

Ao pesquisar por um termo e colocar na frente de uma das palavras o sinal negativo(-) na frente, o Google vai retornar a pesquisa pelo termo excluindo a palavra negativada. Por exemplo, a pesquisa por dessert -blog vai pesquisar as páginas com o termo Dessert que, ao mesmo tempo, não contenham a palavra blog. 

3. Pesquisa em sites específicos

Utilize a expressão site: para definir que a pesquisa seja realizada apenas nas páginas de determinado site. No caso de pesquisar por tecnologia site:http://dessertrecife.blogspot.com/ o Google vai retornar apenas as páginas do Blog da Dessert que tem, no seu conteúdo, a palavra tecnologia. 

4. Utilize o Coringa

O asterisco(*) é o coringa para consultas no Google. É muito útil quando não lembramos de uma parte específica do que queremos buscar. Por exemplo, caso não lembre a cor dos olhos que Alceu Valença fala na letra de La Belle de Jour, posso pesquisar por seus olhos * como a tarde. A primeira página do resultado da  busca já contém a resposta a essa dúvida.

Compilação de dicas do site Baixaki

Se você quer ficou interessado em conhecer ainda mais sobre o que é possível realizar apenas no campo de pesquisa do Google, leia outras dicas aqui, aqui e aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ocorreu um erro neste gadget