sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Receitas de Tecnologia: Webmail é com o Google

Para mim, hoje, é difícil entender porque alguém ainda usa um serviço de Webmail diferente do Gmail. Ele é mais intuitivo, eficiente e útil, quando comparado aos concorrentes. Além disso, disponibiliza, para seu usuário, vários serviços gratuitos de qualidade integrados. Em todo o mundo, entre fevereiro de 2010 e 2011, cresceu mais de 30%, enquanto o Hotmail encolheu 5% e o Yahoo! Mail teve um acréscimo de apenas 5% na quantidade de acessos no mesmo período.


Muitos já usam Gmail e, para esses, espero ajudar a entender em que ele se diferencia dos demais.

Arte bem legal mostrando o Gmail

Impressões

Propagandas são mais leves e menos intrusivas


Quando comparado com seus concorrentes, o Gmail oferece uma experiência de e-mail muito mais limpa. As propagandas aparecem apenas em texto simples e não pulam na sua frente como um pop-up, ou tiram sua atenção com imagens animadas.

Suporta o protocolo IMAP


O IMAP é importante quando se utiliza o e-mail em um interface diferente do webmail. Com ele, o acesso a um e-mail em uma interface, como o Microsoft Outlook, não impossibilita o acesso ao mesmo E-mail em outra interface. Sem essa funcionalidade, depois de ler um e-mail no Microsoft Outlook, esse e-mail ficará indisponível, em outro dispositivo.

Chat por texto, voz, video e ligações para telefones integrados


O Google conseguiu agregar, dentro da janela do e-mail, uma ferramenta completa de comunicação instantânea - o GTalk. Este está apto a substituir o MSN e o Skype, por exemplo, tudo no padrão Google.

Organiza e-mails em conversas


Nos outros webmails, é inviável manter controle sobre um e-mail que gerou muitas respostas. Fica uma bagunça! O agrupamento de e-mails em conversas é fundamental para entender o sucesso da abordagem Google. A partir dessa funcionalidade, cada resposta a um e-mail fica agrupado no e-mail principal, como uma conversa.

E-mails importantes ficam destacados


O Gmail facilita destacar e-mails importantes. Marque um e-mail como importante ou marque com estrela, e você terá, na sua caixa de entrada, destacados esses e-mails. Utilizo essa funcionalidade para marcar mensagens que demandam alguma tarefa que não foi realizada ou uma conversa que quero acompanhar mais de perto. 

Etiquetas e filtros nos e-mails


As etiquetas servem para agrupar e-mails. Tenho várias etiquetas no meu e-mail, uma delas é "Dessert", que agrupa e-mails relacionados ao blog. Além das etiquetas, os filtros servem para que o Gmail, de forma automática, aplique etiquetas em um e-mail, por exemplo.

Funciona melhor em dispositivos móveis


Devido à utilização de IMAP, e-mails nos dispositivos móveis ficam acessíveis de forma transparente para o usuário. No Android,  além dos contatos serem sincronizados automaticamente com os contatos do Gmail, o Calendário do Google também fica sincronizado com o do celular.

Facilita a migração


Atualmente, para migrar uma conta para o Gmail, basta colocar o login e a senha do webmail antigo e, automaticamente, ele carrega os contatos e os e-mails da sua caixa de entrada antiga. Além disso, os e-mails novos também são carregados por 30 dias. 

Utilizar o Gmail causa boa impressão nos seus contatos profissionais

Seu endereço de e-mail é, muitas vezes, a única informação que uma pessoa pode ter de você. Na minha opinião, quando alguém me passa um e-mail profissional que não é nem da empresa onde trabalha, nem do Gmail, a impressão que tenho é de ser alguém que tem dificuldades em lidar com tecnologia.

Conheço muitos que já migraram, mas nenhum que desistiu do Gmail.

Sua conta do Gmail também serve para acessar vários outros serviços. Os serviços do Google, como o Calendar, Docs, Picasa, Google+ e Orkut (embora decadente), já estão integrados no Gmail. Serviços externos também estão utilizando a conta do Google como cadastro, diminuindo a quantidade de logins e senhas a serem decorados!


Essas são apenas algumas características importantes do Gmail. 
Conte-nos o que você mais gosta na sua experiência Gmail ou porquê você ainda resiste em migrar!

Além do Gmail, tenho conta do Hotmail desde 2002, que atualmente só serve para MSN e receber SPAM e outra conta de e-mail corporativa.


Links interessantes

Why Gmail is Better than Hotmail (Inglês)

3 comentários:

  1. A Google monopolizou com razão, a concorrência deverá ser criativa pra haver alguma disputa. Trabalho trabalho trabalho idéias idéias idéias.

    ResponderExcluir
  2. Com certeza, nada contra os outros, mas tem que inovar e ter qualidade.

    ResponderExcluir
  3. Concordo plenamente.

    Parabéns pelo Post!

    ResponderExcluir

Ocorreu um erro neste gadget