sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Receitas de Tecnologia: Tome nota com o Evernote

Sempre tomamos nota, sempre. Seja para fazer uma lista de compras, escrever um poema ou anotar suas receitas preferidas.

Já há algum tempo usa-se o computador onde o Notepad é, até hoje, o programa mais utilizado para esta finalidade. Depois de tantas notas importantes perdidas, seja por não encontrar elas no computador ou por terem sido apagadas, decidi tomar as rédeas da minha vida e ter minhas notas organizadas, salvas na web e disponíveis no meu celular.

Foi aí que conheci o Evernote, programa disponível em português, considerado o melhor programa para tomar notas.


Evernote


O Evernote impressiona pela simplicidade e, ao mesmo tempo, pela quantidade de funcionalidades disponíveis.

Entre várias funcionalidades, o Evernote permite:
-Salvar e inserir dentro de suas notas: texto, mensagens de voz, imagens e arquivos pdf.
-Carregar arquivos do computador para o Evernote.
-Anexar qualquer página web ou conteúdo web enquanto navego diretamente para o Evernote.
-Organizar notas por blocos de notas e pesquisar nelas.

Outra funcionalidade muito interessante do Evernote é a de criação automática de notas a partir de um e-mail. Todo e-mail enviado para um endereço específico é automaticamente transformado em uma nova nota dentro do Evernote. Para saber qual é este endereço de e-mail, clique no menu Ferramentas e em seguida Informações da Conta.

No Evernote existem atalhos para Windows e MacOS que irão aumentar sua produtividade. Entre eles, o atalho Win + Printscreen, permite a seleção de uma parte da tela e cria automaticamente uma nova nota com o que foi selecionado. Ao escrever notas, esconder os painéis que, neste momento, não estão sendo utilizados é uma boa ideia. O atalho F10 esconde/mostra o painel mais a esquerda e o F11 esconde/mostra a lista de notas.

Existem aplicativos gratuitos disponíveis para iOS, Android, Windows Phone 7, BlackBerry e Palm, colocando suas notas na sua mão aonde quer que você esteja, além de extensões para Chrome e Firefox que facilitam a criação de suas notas.
Notas disponíveis entre seus dispositivos




Mais sobre o Evernote:

Um comentário:

Ocorreu um erro neste gadget