sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Receita de Tecnologia: Esqueca seu pen-drive, use o Dropbox

Neste post, vou falar de mais um serviço GRATUITO essencial nesses tempos de Computação na Nuvem. Pode-se dizer que o Dropbox esté para o gerenciamento de arquivos assim como o Evernote para o mundo das notas. É considerado o melhor serviço de compartilhamento de arquivos.

A ideia por trás dele é muito simples, qualquer arquivo salvo no sua pasta do Dropbox ficará automaticamente disponível nos seus outros computadores e estará disponível no seu site do Dropbox. É o pen-drive na era da banda larga!




O que é o Dropbox? (Legendas em português)



Na primeira instalação, é criada uma conta simples, com nome, e-mail e senha. A instalação padrão cria uma pasta dentro da sua pasta de documentos chamada My Dropbox. (Exemplo: Documentos\My Dropbox)

Qualquer arquivo ou pasta dentro dessa pasta irá automaticamente ser enviada para o seu Dropbox e estará sincronizada com a pasta do Dropbox nos outros computadores que você instalar e entrar com a mesma conta.


Pra que serve?


Sincronizar arquivos entre (seus) computadores

É o uso mais comum do Dropbox, acessar uma pasta com os mesmos arquivos no computador da sua casa e no trabalho, por exemplo.


Instale o Dropbox na sua casa e crie sua conta. Instale no seu trabalho e entre com a mesma conta. Pronto! Os arquivo na pasta do Dropbox que estiverem na sua casa ou no trabalho serão sincronizados automaticamente. Experimente colocar a pasta de músicas, você vai poder ouvir as músicas que você baixou em casa, no trabalho.


Compartilhar arquivos(Inclusive com usuários sem Dropbox)

Você quer enviar um arquivo relativamente grande para algumas pessoas. Colocar o arquivo no pen-drive e sair de casa em casa? Gravar em CDs e enviar por Correios? Estamos na era da nuvem, e o Dropbox vai te salvar. 
Coloque o arquivo na sua pasta "Public" do Dropbox e selecione, no menu de contexto, "Copy Public Link". Pronto, cole esse link em um e-mail ou num bate-papo. Pra baixar o arquivo não precisa nem ter conta no Dropbox. Da mesma forma, pode-se também utilizar o Dropbox para enviar um arquivo que precise de aprovação de um cliente.


Colaborar em uma pasta

O Dropbox permite que diferentes usuários colaborem em uma pasta, adicionando, editando ou apagando arquivos.


Selecione uma pasta dentro da sua pasta do Dropbox no gerenciador de arquivos (Windows Explorer, Finder, etc...), clique em "Share This Folder..." e digite os e-mails de quem irá colaborar com você nessa pasta. 
Um uso legal dessa funcionalidade é criar uma pasta com as fotos da sua família e compartilhar entre os usuários da sua família. Eles podem ver suas fotos e adicionar as fotos das câmeras deles, tudo de forma transparente. Numa empresa, funcionários poderiam colaborar numa pasta específica, similar ao uso de um Servidor de Arquivos.


Backup Gratuito 

Todos os arquivos que estiverem na sua pasta Dropbox estarão seguros e disponíveis no site www.dropbox.com



Quando trocar de computador, basta desinstalar o Dropbox no computador antigo e instalar no novo. Além disso, se algum arquivo for apagado acidentalmente ele ainda continuará disponível no site por 30 dias.

Mais informações

-Se a conta gratuita com 2GB não for suficiente, convide seus familiares e amigos, para cada um que se inscrever com seu convite, você ganha mais 250MB. Também existem versões pagas do Dropbox, para 50GB, paga-se u$9.99/mensal ou u$99.00/anual e a opção com mais espaço com 100GB fica por u$19.99/mensal ou u$199.00/anual. Se inscreva por este link que o Dropbox vai me dar mais 250MB, yey!

Preços em Setembro de 2011.


-O Dropbox está fazendo parcerias com grandes empresas como a HTC, que vai dar 3GB gratis no Dropbox para usuários da sua nova linha de telefones Android. 
 
-Existem versões para Windows, Mac OS e Linux. Se você tem um smartphone, baixe também o aplicativo para iPhone, Android ou BlackBerry. Esses aplicativos permitem que você acesse seus arquivos e envie novos arquivos direto do seu celular.


Instalar em Computadores Windows/Mac OS/Linux 








Existem várias formas de utilizar esse serviço, nos conte como o Dropbox facilita a sua vida também!



--Atualização 25/09/2011--


Amigos lembraram de uma opção ao Dropbox, o Sugarsync. Leia um comparativo esclarecedor aqui.

ps: Agradeço a Paula Bittencourt pela ideia de falar do Dropbox!

2 comentários:

  1. Rafael Lima23/09/2011 13:24

    Há também o sugarsync (www.sugarsync.com), funciona muito semelhante, porém ele não cria nenhuma pasta nos Documentos (como a My Dropbox), é preciso dizer exatamente quais pastas serão sincronizadas. Ele tb possui aplicativo para smartphone e somando o espaço da conta gratuita do dropbox + sugarsync, já se tem uns 5GB de espaço virtual.

    ótimo post Caneca.

    ResponderExcluir
  2. Mago, tava discutindo com outro amigo meu aqui a mesma coisa, ele defendendo o Sugarsync também. O Sugarsync tá com 5gb agora visse, mas falta o cliente para Linux. Como disse pra ele, cada um tem sua vantagem, o bom é a opção mesmo.
    http://www.smallcloudbuilder.com/storage/articles/320-dropbox-vs-sugarsync-a-synchronized-duel
    http://www.onlinestorage.com/sugarsync-vs-dropbox/

    ResponderExcluir

Ocorreu um erro neste gadget